QUAL É A SUA CRISE?

Você liga a televisão para distrair um pouco, nos noticiários não se fala em outra coisa: inflação, desemprego, diminuição do poder de compra, terrorismo, catástrofes, enfim, uma série de fatos que estão acontecendo no cenário político e econômico do país e do mundo. É a crise que vai impactar a sua vida com maior ou menor intensidade!

Não consigo me lembrar de ter vivido algum momento tranquilo financeiramente na minha vida.  A regra sempre foi: muito mês para pouco salário! Portanto, o que acontece hoje não é muito diferente para algumas pessoas que vivem na luta pela sobrevivência diária da vida.

A questão é que a crise que se divulga é para todos. MAS QUAL É A SUA CRISE? O que te paralisa? O que te está te empatando, ou pior, fazendo você assumir um papel de “perdedor” na sua jornada.

Em seu significado literal, crise significa ato de separar, decisão, julgamento, evento, momento decisivo. Já a definição de crise na língua chinesa é mais interessante e inspira ação.

crise_oportunidade

Não sou otimista, aliás não sou nem um pouco otimista. Mas chinês é chinês! O negócio deles é correr perigo e não deixar a oportunidade passar. Não é à toa que eles são hoje uma das maiores potências do mundo. Muitas invenções e inovações surgiram em um momento de crise, por exemplo, nas Guerras Mundias. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, foi que o  inglês Alan Tiring desenvolveu uma máquina para criptografar e decifrar os códigos dos nazistas e contribuir para o final do conflito (veja o filme O Jogo da Imitação). Essa invenção nos deu o início do que hoje chamamos de computador – que por sinal deve ser o meio que você está lendo este artigo.

O que quero dizer é que a crise pode ser inspiradora, pois se hoje escrevo aqui é porque já surtei com minhas crises pessoais milhões de vezes! Vivia numa fase do “Penso, logo desisto”, preocupada com o que os outros pensam, com meus problemas financeiros, com meu trabalho e esse projeto vinha ficando em segundo, terceiro, quarto, quinto plano.

O seu problema é o medo? É a falta de tempo? É o salário curto? Um relacionamento? A falta de um relacionamento? Está sem expectativa? Seja lá o que for, não há nada que possa te paralisar, nem o sinal vermelho do farol, porque uma hora ele vai ficar verde novamente. E aí o que você faz?

Não estamos prontos para nada, nunca estaremos. Até acredito que isso é um dos fatores que motivam muitas pessoas, porque gera adrenalina e impulsiona para o novo, para o desconhecido.

Pensar nos problemas e não achar nenhuma solução. Isso pode ser um problema! Por isso que tem gente que diz que o que não tem solução solucionado está.  Será? Pode ser.

O que não pode acontecer é a crise te travar, você é o responsável pelo “on” e “off” do seu corpo e mente. Procure ajuda se você estiver fora de controle. Não é fácil assumir que você precisa de ajuda, mas às vezes é uma saída.

Vivemos conflitos e crises todos os dias e é impossível fugir. E a culpa é sua. Olhe para o espelho, você vai dar de cara com o seu pior inimigo e concorrente. Encare ele de frente, vá para a guerra e destrua você mesmo várias vezes. Tenha a receita do seu fracasso antes de seus inimigos, pense como você pode acabar com seus sonhos, com seus projetos. O que você anda fazendo com eles?

Só encarando isso de frente você engata a primeira e anda. Aí minha querida, vou ser bem sincera com você, virão outras crises, talvez piores; mas não tem problema porque você pode ler esse texto para refletir novamente. Você pode e deve se lembrar dos caminhos que percorreu e que aquela é apenas mais uma situação e que você PODE vencer essa paralisia com uma simples decisão: se movimentar.

 


Fiquei à vontade para deixar seu comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou no texto, ou sobre o que não gostou.

 

Temos um canal por email também para receber sugestões do que você gostaria de ver por aqui: amargasanonimas@gmail.com

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s